Uma das coisas que  mais me faz sentir realmente se estou na Europa, é quando entro em um museu. O velho continente, além de ter várias cidades museus a céu aberto, também produziu os maiores gênios da história da arte. A Espanha não fica atrás dos grandes centros europeus: Picasso, Dali, Velásquez e Goya são alguns exemplos. E que lugar melhor para abrigar esse passado de história e beleza que um museu. Aqui listamos 5 museus espanhóis para quem aprecia arte.

1Museu Nacional Del Prado

Um Senhor Museu, um líder internacional no campo porque tem a mais completa coleção da pintura espanhola do século XVIII. Precisamos de várias horas para visitar as galerias onde se encontram as obras dos grandes mestres da pintura universal, El Greco, Goya, Rembrandt ou Rubens.

Aqui podemos ver uma das pinturas mais famosas da história da arte: As Meninas de Velásquez.

Foto: (Domínio Público)

Amantes da arquitetura também vão se deleitar com a nova parte do museu, uma ampliação à cargo do arquiteto Rafael Moneo. Visita no Natal é uma boa escolha para toda a família, porque ele tem todos os tipos de atividades, incluindo visitas guiadas, palestras e workshops. Visita Gratuita de Segunda a Sábado das 18:00 às 20:00 e Domingo das 17:00 às 19:00.

2Museu Guggenheim de Bilbao

Alguns museus pode gabar-se de ter sido o ponto de mudança que transformou a cidade, mas o Guggenheim, de fato é hoje um dos principais destinos turísticos da Espanha. Sua arquitetura moderna, projetado por Frank O. Gehry, impressiona-nos com as suas formas curvilíneas e um extraordinário conjunto de volumes de titânio são já um símbolo de Bilbao.

3Museu Picasso de Málaga

A obras de Picasso e a beleza do Palácio Buenavista fazem deste museu um espaço único para os amantes da arte e da cultura. As 155 obras desta galeria abriga os primeiros estudos acadêmicos e a sua visão pessoal do classicismo; dos planos sobrepostos cubistas, sua investigação com a cerâmica; desde a sua interpretação dos grandes mestres das últimas pinturas dos anos setenta. Atividades educativas e culturais, biblioteca e livraria especializada, completa a oferta desse museu.

4Museu Reina Sofia,Madrid

É um dos grandes de Madrid e espalha arte tanto por dentro como por fora. Está dedicado exclusivamente a obras modernas e contemporâneas e passeando por suas galerias podemos ver uma das peça chave da arte espanhola: Guernica, de Pablo Picasso. Além do mais, podemos contemplar e desfrutar do próprio complexo. O museu é composto por dois edifícios: o primeiro deles data do século XVI e era o antigo hospital São Carlos; o segundo se construiu em 2001 e é obra do prestigioso arquiteto Jean Nouvel. Entrada gratuita de Segunda a Sábado das 19:00 ás 21:00, menos às Terças-Feiras que é fechado e Domingo das 14:30 ás 19:00.

 

Guernica de Pablo Picasso( Domínio Público)

5Museu Thyssen Bornemisza, Madrid

Foto: Pablo Casares

Ele está situado no famoso Paseo del Prado e conhecido como parte do Triângulo das Artes de Madrid. Ele está localizado no belo palácio do Duque de Villahermosa, que foi projetado pelo renomado arquiteto Rafael Moneo.A pinacoteca abriga, sem dúvida, uma das mais importantes coleções particulares de arte do mundo, com obras dos séculos XIII e XX. O museu é particularmente educacional para seu tamanho e sua distribuição baseada em narrativa cronológica, temática e critérios estilísticos. Entrada gratuita toda Segunda-Feira das 12:00 ás 16:00.