5 Pontos Negativos de Morar na Espanha

0
788

No post de hoje queremos expor 5 pontos negativos de Morar na Espanha. Afinal em todo lugar encontramos alguns problemas e aqui não é diferente. Se você vem para Morar na Espanha, é bom saber dos inconvenientes que acontecem nesse lugar.

Claro que existem muitos mais, porém contaremos aqueles que de um modo geral incomodam a maioria.

E logo mais adiante, traremos um novo post sobre 5 Pontos Positivos de Morar na Espanha. Então vem comigo e embarque na leitura.

1°: lentidão nos processos de documentação

5 Pontos Negativos de Morar na Espanha

Falando por experiência própria e de amigos, dos 5 pontos negativos de Morar na Espanha, esse sem dúvida é o que mais incomoda quando se mora na Espanha.

Qualquer processo que você tiver que realizar e ter que depender de algum departamento público, terá que praticar a arte da paciência.

Desde o momento que precisar agendar um horário ou solicitar um documento aos órgão públicos. Tudo, possivelmente, demorará dias, semanas e até meses para conseguir algo. Coisas que poderiam ser resolvidas em poucas horas, poderão levar muito tempo.

A seguir alguns exemplos:

Arraigo Social e Arraigo Familiar

Pessoas que estão em processos de arraigo social ou arraigo familiar, estão tendo que aguardar em média 5 meses para sair a aprovação da residência. Apesar que na lei diz que esse processo leva no máximo 3 meses para ser resolvido.

Logo, mais 2 meses entre marcar um horário na policia nacional e confeccionar o cartão. No total média de 7 meses desde que der entrada no processo até ter o cartão de residência nas mãos.

Cidadão europeu

Para quem já possui alguma nacionalidade européia, precisa tirar o NIE, pois o passaporte europeu ou cartão de cidadão desse país, não tem validade na Espanha.

Depois que consegue um horário na Extrangeria, o documento sai no mesmo dia. O problema está em conseguir um horário. Poderá levar até 3 meses.

Empadronamiento

Para aquelas pessoas que entram como turistas e precisam se ”empadronar”, dependendo da época poderá ter que esperar até 1 mês para conseguir um horário. O Empadronamiento se realiza em alguns minutos, apresentando toda a documentação.

E quem precisa, sabe que cada dia é super valioso para um futuro próximo. Pois comprovando 3 anos vivendo na Espanha, tem-se a oportunidade de legalizar-se.

Se você tem interesse em mais detalhes sobre ”Empadronamiento”, veja esse post também, 6 Passos Importantes a fazer quando chegar na Espanha.

Concessão da Nacionalidade

Atualmente, para quem quer dar entrada na nacionalidade espanhola na Espanha, está tendo que esperar 2 anos ou mais segundo estão caminhando as coisas.

Porém segundo a atual lei de Novembro de 2015 de concessão da nacionalidade, diz que o resultado sairia no máximo 1 ano.

Alguns anos atrás, as pessoas tinham que esperar de 3 à 5 anos. Óbvio que algo melhorou, porém antes não se pagava nada.

Hoje além de ter que pagar uma taxa de €100 e fazer 2 provas, o prazo de 1 ano não está sendo cumprido.

2°: A preferência por espanhóis em postos de trabalho

5 Pontos Negativos de Morar na Espanha

Dos 5 Pontos Negativos de Morar na Espanha, quem não tem DNI (o nosso RG), perde a preferência. Se você tiver que competir uma vaga com um espanhol, ainda que ele seja menos qualificado que você, a vaga provavelmente será dele.

Com exceção de algumas áreas, onde falta mão de obra qualificada de espanhóis, conseguir um bom trabalho, sendo estrangeiro, ainda que esteja legalmente no país, poderá ser um árduo trabalho.

Isso porque depois da crise de 2008, as oferta de trabalho e os salários diminuíram muito.

E se isso não fosse suficiente, algumas empresas adotaram como uma política interna, contratar apenas quem tem o DNI. Ou seja, contratam apenas espanhóis ou quem adquiriu a nacionalidade espanhola.

Então como dica, se você tiver a oportunidade de adquirir a nacionalidade espanhola, faça.

Verá como aumentará suas chances de ser bem sucedido na Espanha.

3°: Não falar bem o Castelhano

Todos nós sabemos que Português e Castelhano, são idiomas parecidos. Apesar da semelhança, eles podem ser bem diferentes. E isso o espanhol sabe muito bem.

Conversando com alguns deles, eles se surpreendem com o Português, em cair em si, do tanto que se parecem.

Às vezes tenho a impressão que alguns espanhóis, pensam que o nosso idioma, é como Castelhano e Chinês, completamente diferentes.

Eles costumam ser muito fechados na sua língua materna. Às vezes, a sensação que me dá, é que o único idioma que os espanhóis entendem, é o castelhano. Possuem uma enorme dificuldade em aprender outros idiomas.

Há estudos que dizem que dentre os europeus, os espanhóis são os que mais falam mal o Inglês. Por aí se vê o resultado.

Portanto meu caro, se você vem Morar na Espanha, busque aprender e falar bem o Castelhano. Uma letra que você mude ou que não pronuncie como eles, não será entendido.

4°: A mania de se meter na vida alheia

5 Pontos Negativos de Morar na Espanha

Os europeus, de um modo geral, tem a fama de ser frios e de não se importar com os demais. Isso é fato, em alguns países como Alemanha, Inglaterra, Holanda…, mas na Espanha, isso não acontece.

Nesse requisito, os Espanhóis são muito parecidos com a gente.

São extremamente curiosos, querem saber de tudo o que acontece com você.

Pode ter certeza, seja onde estiver ou que fizer, será constantemente observado.

E se eles acharem que você está fazendo algo inconveniente, será chamado a atenção ou receberá algum ”conselho” sem mesmo pedir.

E de verdade dos 5 Pontos Negativos de Morar na Espanha, isso poderá lhe incomodar consideravelmente.

No entanto nem tudo está perdido. O lado bom de ser vigiado, é que a qualquer sinal de problema que você tenha, eles prontamente irão lhe ajudar no que for possível.

5°: O calor exagerado no verão

Com exceção da região norte, onde o verão é ameno, Morar na Espanha entre Junho, Julho e Agosto é muito complicado.

Na região de Madrid, as temperaturas nessa época alcançam os 40°. O que é pior, durante a noite não diminui quase nada. É normal as 2:00 da manhã termos 32°. E aí lhe pergunto: Quem consegue dormir?

Algumas pessoas dizem que em Madrid temos 9 meses de Inverno e 3 meses de Inferno.

No sul do país, a situação é ainda mais crítica no verão. As temperaturas podem ultrapassar os 45° em cidades como Sevilha e Málaga.


E aí, qual  dos 5 pontos negativos de Morar na Espanha, você mais se incomodaria? Gostaria de saber.

Se você gostou desse post, deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais.

 

 

 

 

SHARE
Previous articleA Real de Viver Fora Do Brasil: O que você precisa saber
Viviane Fumero
Chegou na Europa com 25 anos, já morou na Itália, Inglaterra e atualmente mora na Espanha. Bisneta de espanhol, veio em busca de suas raízes, adquirir um novo olhar do mundo e construir sua vida ao lado de seu esposo Elvis com quem é co-fundadora do Morar na Espanha.