6 passos importantes a fazer quando chegar na Espanha

0
316

Hoje mencionaremos 6 passos importantes a fazer quando chegar na Espanha. Mas antes, conversaremos um pouco…

Quando decidimos deixar o nosso país, imediatamente surge inúmeras dúvidas dos procedimentos que teremos que realizar durante todo o processo.

Afinal, você que já passou por isso ou está passando, sabe como é complicado adquirir informações corretas.

Desde a pré-viagem (organização financeira, decidir o país e a cidade que vai morar, escolher a data da viagem, preparar a família, resolver as questões burocráticas como cidadão, comprar as passagens, reservar hotel), enfim uma tarefa nada simples.

Depois de vencer essa etapa, nada de calmaria, outra avalanche vem em sua direção. Uma série de coisas essenciais para fazer quando chega no novo país.

Mas se você vem para Morar na Espanha, queremos lhe auxiliar com informações valiosas, para amenizar as dificuldades da sua chegada por aqui.

Queremos lhe apresentar os 6 passos importantes a fazer quando chegar na Espanha.

Passo 1: Padronamiento

6 Passos Importantes a Fazer Quando Chegar na Espanha
Formulário do Padronamiento

Podemos dizer que esse passo, sem sombra de dúvida, é o mais importantes de todos. Sem ele sua vida por aqui ficará travada.

Mas o que seria esse ” padronamiento”? Você pode estar se perguntando.

Basicamente é o registro das pessoas que estão morando na cidade.

O governo espanhol exige à todos os espanhóis e estrangeiros que residam na Espanha, que estejam registrados na cidade onde estejam morando. O Padronamiento é gratuito.

Se você vem para Morar na Espanha, é obrigado a se “padronar”.

Mesmo para aqueles que entram como turistas e revolvem ficar além do tempo permitido de 3 meses, é necessário fazer o registro. A data inicial do seu registro será o documento oficial para o futuro, quando decidir se regularizar.

Aos brasileiros são permitidos a partir de 3 anos padronados e vivendo ininterruptamente na Espanha, poder se legalizar, através do “Arraigo Social”. Se deseja mais informações sobre esse processo, veja aqui.

Documentos necessários para “padronar”

  • DNI, NIE ou Passaporte em vigor.
  • Fotocópia do documento apresentado.
  • Formulário devidamente preenchido com a assinatura do proprietário da casa ou do responsável pela casa (inquilino).
  • Contrato de aluguel ou Escritura de Compra e Venda.
  • 3 últimos comprovantes de pagamento do aluguel ou uma conta recente de água, luz ou gás no nome de quem lhe empadronar.

Como tramitar

Os meios para tramitar o seu Padronamiento poderá variar um pouco conforme a cidade.

Em Madrid e Barcelona o mais fácil para quem irá se registrar pela primeira vez é o modo presencial. Para isso é preciso marcar um horário (cita prévia), que poderá ser feito pela página web da cidade elegida.

O formulário descrito acima, terá que ser buscado pelo menos 1 dia antes ou imprimí-lo para preenchê-lo em casa. No dia agendado, terá que levar todos os documentos solicitados.

Algo muito importante, você tem que se certificar qual sub prefeitura corresponde com o endereço que irá “padronar”. Em cidades grandes há várias e cada bairro possui a sua.

Para quem vem morar em Madrid, deixo o link aqui para você. Nas demais cidades, faça uma busca no Google, colocando cita previa padrón + cidade. 

E aí? Está valendo a pena ler os 6 passos importantes a fazer quando chegar na Espanha?Então vem comigo, garanto que irá adquirir muito mais informações.

Passo 2: Encontrar um lugar para morar

6 Passos Importantes a Fazer Quando chegar na Espanha

Quando dizemos encontrar um lugar para morar, queremos dizer sobre o seu ponto de partida, onde você começará a sua vida, sua referência.

Poderá ser uma casa (piso) ou um quarto alugado num apartamento compartilhado. Até porque não dá pra ficar vivendo num hotel por muito tempo. Precisamos ter um “lar”, para chamar-se de seu.

É aí que entra outra questão. Se você quer alugar um apartamento, não basta apenas ter dinheiro para a fiança e os aluguéis adiantado e tal…

Muitas imobiliárias lhe pedirão Documentação (DNI ou NIE), Holerite dos 3 meses anteriores, referencias de bom pagador… e por aí vai. E como ter tudo isso, quando se é um recém-chegado.

Lembrando também que, alugar uma casa, ainda estando no Brasil, não funciona por aqui.

Caso venha para morar em Madrid, prepare o bolso e venha com muita paciência, encontrar um “piso” ainda que seja pequeno, está quase virando uma odisséia.

A opção mais rápida de encontrar um lugar para morar, nem que seja por alguns meses, é alugar um quarto.

Você terá que estar preparado para dividir a casa com outras pessoas, principalmente banheiro e cozinha. Já pensou nisso? Está preparado para enfrentar algo assim? Já lhe adianto não é nada confortável, mas suportável, além de ser algo super comum por aqui e muitos passam por isso.

Se estiver mais interessado nesse assunto, deixarei o link de outro post mais antigo aqui sobre Como alugar uma casa na Espanha. Um passo a passo para você.

Passo 3: Conta Bancária

6 Passos Importantes a Fazer Quando chegar na Espanha

Dos 6 passos importantes a fazer quando chegar na Espanha, certamente abrir uma conta bancária é fundamental.

Para vários serviços que você queira utilizar, será lhe pedido uma conta bancária. Isso porque na Espanha não há a opção boleto ou crediário. Na maioria das vezes é debitado automaticamente da sua conta.

Para se ter uma idéia do tanto que é importante, caso queira fazer academia, terá que ter uma conta bancária. A mensalidade será descontada direto dela.

Alguns bancos não aceitam abrir contas apenas com o Passaporte. A maioria exigirão DNI ou NIE e holerite de no mínimo €600.

O banco Sabadel, por exemplo, abre só com o passaporte e não pede holerite. Porém faz uma exigência de se depositar no mínimo €700 todo mês, para não cobrar taxas.

O banco La Caixa também abre só com o passaporte e não pede holerite, caso esteja em situação legal, o que inclui o visto de turista. Mas dependendo do atendente, poderá lhe exigir que faça algum tipo um seguro.

Caso venha para Morar na Espanha e tenha a possibilidade de se legalizar em pouco tempo, esses bancos podem ser um boa opção. Abra sua conta somente com o passaporte e depois com o seu novo estato, poderá mudar junto ao banco.

Vale lembrar que todos os bancos pedem o padronamiento.

Os Bancos com mais agências na Espanha são o La Caixa, Bankia e o BBVA. Sabemos que isso ajuda muito no dia a dia, principalmente numa emergência, quando se precisa encontrar uma.

Passo 4: Adquirir um número de celular

6 Passos Importantes a Fazer Quando chegar na Espanha

Dos 6 passos importantes a fazer quando chegar na Espanha, o passo 4 é em absoluto fundamental.

Quando se chega a um novo país, isso vale pra qualquer lugar, você precisa fazer contatos. Seja pra arrumar um lugar pra morar, pra se informar, pra conseguir um trabalho… enfim.

Você precisa ser localizado em qualquer momento, sempre que seja necessário.

A princípio poderá optar por um plano pré-pago e mais adiante, com a vida organizada, poderá mudar para um plano pós-pago, que aqui na Espanha, vale muito a pena.

As principais operadoras aqui são: Movistar, Orange e Vodafone.

Passo 5: escolher o seu meio de locomoção

Se você decidir vir morar em Madrid ou Barcelona, terá a sua disposição um excelente serviço de Transporte Público, com metrôs, trens, ônibus municipais e metropolitanos. Não sentirá falta de ter um carro.

Nessas cidades há o ABONO MENSAL. É um cartão que pode ser feito por qualquer pessoa. Com ele você utiliza todos os meios de transporte ilimitadamente por 30 dias.

Nas demais cidades espanholas, o sistema muda um pouco, porém não perde na qualidade segundo a proporção de cada lugar.

Agora se você for morar numa cidade muito pequena ou muito longe de uma cidade grande, é razoável pensar em adquirir um carro. O que custa bastante barato por aqui.

Passo 6: Aprender Castellano

6 Passos Importantes a Fazer Quando chegar na Espanha

E por último, mas não o menos relevante, dos 6 passos importantes a fazer quando chegar na Espanha, é aprender falar o Castellano.

É obvio que você já deva saber, que falar o idioma local é super importante para a sua vivência na Espanha.

Os nativos de espanhol, costumam ser bastante exigentes com o seu idioma.

Sempre friso aos meu amigos e conhecidos. Uma letra que você muda ou não pronuncia bem, eles simplesmente irão lhe fazer uma cara nada agradável ou em alguns casos até lhe ignorar.

Você pode até se virar com um Portunhol em alguns momentos, mas se quer se integrar com eles, tem que falar o Castellano muito bem.

Se puder vir com um mínimo do idioma, já irá lhe ajudar. E se caso não tenha, busque por uma escola aqui em que possa aprender. Sua vida fluirá muito melhor, quando “hablar el castellano”.


Se você gostou deste post os 6 Passos Importantes a Fazer Quando Chegar na Espanha, compartilha em suas Redes Sociais e comente aqui embaixo.