Para quem está vindo a Espanha com filhos menores e gostaria de ter uma experiência única e inesquecível. Os 9 Trens Turísticos na Espanha para viajar com crianças vai lhe encantar.

9Trem Medieval a Sigüenza

A 130 km de Madrid se encontra Sigüenza, berço de trovadores durante a Idade Media. Gostaria de poder por alguns momentos poder voltar no tempo em companhia de seus filhos?

Arte, teatro, gastronomia e artesanato se dão as mãos no Trem Medieval, que parte da estação de Chamartín e nos leva até Sigüenza. Com uma pequena parada em Guadalajara.

Durante o trajeto, atores caracterizados interpretam histórias e distribuem doce. Ao chegar, há uma visita guiada pelos monumentos como a Catedral de Santa Maria ou seu castelo, hoje transformado em Albergue.

Datas para a temporada 2017: 22 de abril / 6, 20 e 27 de maio / 3 e 10 de junho / 23 e 30 de setembro / 7, 21 e 28 de outubro / 4 e 11 de novembro.

Preços dos bilhetes: Adultos, 30 euros. Crianças (de 4 a 13 anos), 16 euros. Menores de 4 anos que não ocupem um lugar, entrada gratuita.

Mais informação: Trem Medieval Siguenza

8Transcantábrico

Espanha pode se orgulhar de contar com trens turísticos de luxo como o Transcantábrico.

Tem duas possibilidades: optar pelo Clássico (que oferece uma viagem cultural de 8 dias e 7 noites de León a Santiago de Compostela e de Santiago de Compostela a León).

Quem quiser pode optar pelo Gran Lujo (um autêntico hotel dos sonhos sobre trilhos).

O trem passa por vários povoados de San Sebastián e Santiago de Compostela e de Santiago de Compostela a San Sebastián em 8 dias e 7 noites.

Na categoria clássica, existe a possibilidade de fazer um viagem mais econômica por menos dias e, em ambos casos, o trem faz uma parada pela noite.

Datas para a temporada 2017: Clássico (6 e 20 de maio / 17 de junho / 1 de julho / 12 de agosto / 9 e 23 de setembro / 7 e 21 de outubro).

Gran lujo (29 de abril / 23 de maio / 24 de junho / 8 e 22 de julho / 5 e 19 de agosto / 2, 16 e 30 de setembro / 14 de outubro. Consultar datas das viagens de menos duração na categoria  clássica.

Preço dos bilhetes: O preço varia segundo o itinerário escolhido, a temporada e o tipo de acomodação, pelo que lhe recomendamos consultar no site abaixo.

Clássico (preço por pessoa no quarto da Gran Clase), de 1500 a 3000 euros. Gran Lujo (preço por pessoa na Suite Deluxe), 4900 euros.

Mais informação: Transcantabrico

7Al Andalus

Esse charmoso trem começou sua andança fazendo um itinerário por Andaluzia (Sevilha-Sevilha). 

Daí seu nome– a que somou depois um trajeto extremenho que vai de Sevilha  a Madrid e de Madrid a Sevilha chegando mais tarde em povoados de ExtremaduraCastilha La Mancha e na própria capital.

A proposta do Al Andalus é tornar a sua experiência a melhor possível. É servido por hotel, lugar de lazer e restaurante.

A viagem, de 7 dias e 6 noites (no caso do trajeto andaluz) e de 6 dias e 5 noites (também no caso do trajeto extremenho)ainda inclui entradas a diferentes museus, monumentos e espetáculos.

Datas para a temporada 2017: Trajeto Sevilha-Sevilha: 24 de abril / 1, 15 e 29 de maio / 11 de setembro / 2, 9, 16 e 23 de outubro. Trajeto Sevilha-Madrid: 16 de junho.

Preço dos bilhetes: O preço varia segundo o itinerário escolhido, a temporada e o tipo de acomodação, pelo que lhe recomendamos consultar no site abaixo.

Preço por pessoa no quarto  Gran Clase, 3500 euros (trajeto andaluz) e 2900 euros (trajeto extremenho)

Mais informações:  Al Andalus

6Trem Mineiro El Soplao

A caverna de El Soplao é um dos tesouros geológicos da Espanha e uma das riquezas turísticas de Cantabria. A visita guiada que se pode fazer em seu interior conta com um atrativo para os visitantes, sobretudo para as crianças.

Algo que vai muitos além das espetaculares paisagens é o trem mineiro no qual que se viaja para adentrar na caverna. Lembra muito aos vagões que vemos no filmes sobre mineradores. É um trajeto curto mas muito divertido.

Datas da temporada 2017: A caverna pode ser visitada todos os dias salvo as segundas-feiras de janeiro a junho e de outubro a dezembro.

Preço dos bilhetes: O trajeto de trem está incluído no preço da visita. Adultos, 12 euros. Crianças (de 4 a 16 anos) e Aposentados, 9,50 euros. Menores de 4 anos, entrada gratuita.

Mais informações: Trem mineiro de el Soplao

5Trem de Cervantes

Todo aquele que estuda espanhol ou se interessa pela cultura espanhola conhece Cervantes ou Don Quijote.

Então nada melhor que viajar ao Século de Ouro da história da Espanha a bordo desse trem que parte da estação de Atocha.

Ali é recebido por um grupo de atores vestidos como os personagens da célebre obra literária e leva a Alcalá de Henares, cidade natal do escritor.

Durante a viagem, os atores interpretarão peças cervantinas. E ao chegar a cidade visitará lugares emblemáticos como o Museu Casa Natal de Cervantes, a Universidade ou o Corral de Comedias.

Datas para a temporada 2017: Sábados de 1 de abril até  9 de dezembro. Não tem trajetos durante o mês de agosto e o primeiro fim de semana de setembro.

Preço dos bilhetes: Adultos, 22 euros. Crianças (de 4 a 11 anos), 16 euros. Menores de 4 anos, entrada gratuita. Entrada 2 adultos + 1 criança, 44 euros.

Mais informações: Trem de Cervantes

4Trem do Peregrino

O Caminho de Santiago, conheça nossa experiência com ele. Reúne cada ano milhares de peregrinos. E a empresa ferroviária Renfe nos proponha aproximamos a esse caminho de uma forma diferente, a bordo de um trem-hotel.

Com saída desde Madrid, o trem percorre localidades como O Porriño, Villagarcía de Arousa, O Grove ou Padrón.

Cada jornada (um total de 5 dias e 4 noites), poderá fazer a etapa correspondente  ou em bicicleta, se permite uma bicicleta por viajante até um máximo de 10 no trem. Ou conhecer cada cidade. Pela tarde há visitas guiadas e outras atividades.

Ao final da viagem, os passageiros poderão obter a desejada compostelana por haver percorrido a pé o mínimo exigido.

Datas para a temporada 2017:  4 saídas desde Madrid durante o mês de agosto.

Preços dos bilhetes: Adultos 625 euros por 5 dias e 4 noites e Crianças 375 euros.

Mais informações: Trem do Peregrino

3Trem do Morango

O trem que unia Madrid capital com Aranjuez foi a primeira ferrovia que circulou na Região de Madrid e o segundo de toda Espanha.

E nesses charmosos vagões de madeira de época viajará se  sobe ao Trem do Morango, um clássico do turismo madrilenho.

Depois de muitos anos saindo do Museu  Ferroviário, agora parte da estação de Príncipe Pio, onde é recebido por atores e atrizes vestidos de época.

Assim inicia a viagem degusta do deliciosos morangos durante o trajeto de uma hora aproximadamente.

Poderá eleger que deseja ver e comprar assim um bilhete ou um outro, se recomenda descobrir o Palácio Real e seus jardins.

Datas para a temporada 2017: 29 de abril / 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27, 28 de maio / 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25 de junho / 23, 24 y 30 de setembro / 1, 7, 8, 14, 15, 21, 22, 27, 28 e 29 de outubro.

Preço dos bilhetes: Adultos, de 23 a 30 euros (segundo itinerário eleito). Crianças (de 4 a 12 anos), de 9 a 15 euros (segundo itinerário eleito). Menores de 4 anos que não ocupem um lugar, entrada gratuita.

Mais informações: Trem do Morango

2Trem de Sóller

foto: shutterstock

A ilha de Mallorca une a seus múltiplos atrativos dois interessantes percursos ferroviários, um a bordo de um trem e outro de um Bondinho.

O primeiro é espetacular pelas suas vistas, já que parte de Palma e chega ao Porto de Sóller superando a Sierra de Alfàbia através de pontes, um viaduto e diversos túneis.

O segundo vai também de Sóller ao porto do mesmo nome num bondinho de madeira, como o que começou a circular por essa mesma via lá por 1913.

Se for para Mallorca num sábado, não deixe de passar pelo mercadinho de Sóller onde encontrará todo tipo de produtos de distintos pontos da ilha.

Datas da temporada 2017: Tanto o trem como o bondinho de Sóller circulam todos os dias desde primeira hora da manha.

Preço dos bilhetes: Desde 3 euros. O preço varia segundo as paradas que percorrerá e se é ou não residente da Ilha Baleares.

Mais informações: Trem de Sóller

1Trem Cremallera de Montserrat

Desfrutar duma das melhores vistas da Catalunha, contemplar a natureza em estado puro e estar no místico Monastério de Montserrat é mais fácil e cômodo si usa o Trem Cremallera de Montserrat, que circula pelas paisagens privilegiadas.

Uma das opções é ir à estação de Monistrol-Vila, onde há um amplo estacionamento para deixar o carro, além de bares e restaurantes.

Depois de um pequeno trajeto pelas ladeiras das belas montanhas de Montserrat, poderá apreciar do monastério.

Datas da temporada 2017: A Cremallera de Montserrat circula todos os dias, cada 20 minutos na hora certa.

Preços dos bilhetes: Temporada alta, ida e volta (Adultos, 10,90 euros. Crianças (de 4 a 13 anos), 6 euros. Idoso de 65 anos, 9,80 euros). Baixa temporada  e media, ida e volta (Adultos, 9,90 euros. Crianças (de 4 a 13 anos), 5,45 euros. Idosos de 65 anos, 8,90 euros).

Mais informações: Trem Cremallera de Montserrat