Como é o clima na Espanha?

0
211

O clima na Espanha é um dos melhores na maior parte do ano na Europa. É conhecido como o país que mais tem luz solar, uma média de 3000 horas ao ano. E é sem dúvidas um dos lugares mais quentes do velho continente.

Devido a sua posição geográfica, faz com que o clima mude drasticamente nas diferentes regiões do país e principalmente nas estações do ano.

Clima na Espanha
Mapa das regiões da Espanha

A Espanha é banhada pelo Mar Mediterrâneo ao sul, do lado oeste pelo Oceano Atlântico e ao norte pelo Golfo de Biscaia e o Mar Cantábrico. Isso acaba contribuindo para termos temperaturas bastante variadas durante o ano.

Especialmente na região de Madrid, ou congelamos no inverno ou derretemos no verão. São dois extremos que contando ninguém acredita.

As estações do ano: clima na Espanha

Na Espanha temos as estações do ano bem definidas, em cada uma delas a natureza deixa claro sobre qual o período do ano que estamos passando.

Primavera

Clima na Espanha

Sem dúvida a melhor a estação é a Primavera. Temperaturas na casa dos 25 graus, ideal para trabalhar, dormir, praticar exercícios, comer e dar aquele passeio. Nessa época nos livramos dos casacos e cachecóis pesados e para quem vem passear na Espanha, esse é o melhor período com certeza.

Além do mais, a natureza nos presenteia com o seu show e aroma das belas flores que há por aqui. Difícil é passar por elas e não parar uns minutinhos ou mesmo tirar uma foto ao lado delas.

 Outono

Agora se prefere temperaturas mais baixas e poder apreciar o espetáculo da natureza, o Outono seguramente irá lhe encantar. Temperaturas por volta dos 15 graus, ideal para tomarmos algo quentinho e vestirmos melhor e mais elegante.

É o período em que as folhas das árvores começam a mudar de cor. Tudo fica em tons laranjados, rosas, amarelos, vermelhos e terracota. Nos parques o que mais vemos são os chãos forrados com as folhas das árvores.

O Outono, depois da Primavera, é a estação mais esperada pelos espanhóis, pois depois de passar por um verão infernal, ele é muito bem recebido por todos aqui.

Chega a ser até engraçado, basta cair um pouco as temperaturas e as pessoas já logo colocam aquele casaco quentinho para poder se aquecer e sair mais elegante pelas ruas.

Inverno

Clima na EspanhaChega o Natal e junto com ele o Inverno. Dias de muito frio, variando entre -10 a 5 graus, principalmente em algumas regiões mais ao norte e na região central da Espanha.

Dias curtos e noites longas de frio intenso e com chuvas constantes.

Hora de se agasalhar muito bem, comer comidas quentes e fortes, chegar mais cedo em casa e aproveitar o aconchego do nosso lar.

E para quem gosta de esquiar, começa a temporada dos esquis. Na região de Madrid em Navacerrada, região montanhosa, é aberta para todos que desejam desfrutar desse esporte ou mesmo para levar as crianças para brincar.

Com exceção das ilhas de Canárias,onde a temperatura não varia muito, faz muito frio em todas as regiões da Espanha.

Na região Norte a neve é algo presente no Inverno. Inúmeros transtornos são causados aos moradores locais, estradas e ruas bloqueadas pelo acúmulo de neve, aulas interrompidas… enfim nem tudo é lindo como imaginamos.

Verão

Clima na Espanha

Por fim, o terrível verão. Quem mora na zona de Madrid e na região sul do país sofre muito por aqui. Mesmo aqueles que estão mais acostumados com o calor passam apurados.

Isso porque o verão costuma ser seco, quase não chove, pouco vento e o pior é que durante as noites as temperaturas se mantém altas. Por volta da 24:00 é normal termos 32 graus sem exageros.

Dormimos mal, porque antes das 2:00 da manhã é impossível ir para a casa e a vida segue, logo de manhã temos que ir trabalhar. Temperaturas na casa dos 38 à 45 graus em algumas zonas da Espanha é normal.

Nas ruas o que mais vemos são pessoas com expressões de cansado, sentimos um cansaço fora do normal, não temos fome e corpo só pede comida leve e muito líquido.

Sorte de quem vive em Alicante, Barcelona, Cádiz, Valencia, Málaga que ali existem belas praias para poder aplacar um pouco o calor intenso.

Mas nem tudo está perdido meu caro. O melhor do verão é poder aproveitar os dias longos. Por aqui temos luz até as 22:00 horas e só fica de noite mesmo por volta das 22:45.

Tempos de tomar muito sorvete e apreciar uma boa Sangria e os Tintos de verão bem gelados, que aliás custam uma pechincha aqui. Podemos tomar à vontade.

Fale sobre o tempo com os espanhóis

Não muito diferente de nós, mas o Espanhol adora falar sobre o tempo, se quer puxar algum assunto e não sabe como, fale sobre o tempo.

Ele irá lhe contar uma verdadeira história sobre o tempo, como era alguns anos atrás, como era e é atualmente na sua cidade natal, o que poderá se esperar para os próximos dias… enfim, passará uns bons minutos apenas conversando sobre isso.

Ótima oportunidade para praticar o idioma com um tema tão corriqueiro.

Tipos de Clima na Espanha

Como já comentamos, o clima por aqui é bastante diverso, devido a sua posição geográfica. Oficialmente são 4 os tipos de clima na Espanha:

Clima Oceânico, clima Mediterrâneo, clima Continental e clima Subtropical.

Clima Oceânico

Esse é o clima das regiões do norte da Espanha. Caracterizado por temperaturas agradáveis tanto no Verão como no Inverno e marcado sempre com abundância de chuvas.

Um dos melhores da Espanha, sem dúvida.

Clima Mediterrâneo

Esse é o clima das zonas que ficam próximas do Mar Mediterrâneo e ao Sul junto com o Oceano Atlântico. Marcado por ter Invernos amenos, Verões quentes e escassas chuvas, porém intensas.

Para quem não suporta muito frio e gosta de praia, é ideal.

Clima Continental

Clima das zonas centrais da Península Ibérica. Se caracteriza por ter temperaturas extremas. Invernos rigorosos, Verões quentíssimos e escassez de chuvas.

Sem dúvida, o mais difícil da Espanha, principalmente nos verões.

Clima Subtropical

Clima correspondente ao das Ilhas Canárias, localizadas próximos ao continente Africano. Ali as temperaturas se mantém quase iguais durante todo o ano. Por volta dos 22 graus.

Porém em algumas ocasiões chega a fazer calor igual ao do deserto do Sahara. Há ausência de chuvas, mas em alguns períodos podem ser intensas.

É considerado o melhor clima na Espanha, pelos espanhóis.


Espero ter contribuído com boas informações para você.

Se gostou desse post, compartilhe na suas redes sociais e deixe seu comentário aqui embaixo.