Residência não lucrativa para Morar na Espanha

0
5807

Ultimamente com a crise gritando às portas, o desejo de imigrar e viver fora do Brasil tem ressurgido com força. E a Espanha é um dos destinos mais buscados e queridos por brasileiros. A Residência não lucrativa para Morar na Espanha é mais uma opção para quem deseja morar legal no país.

Se você que deseja Morar na Espanha legal por um tempo ou definitivamente, seja aposentado ou não, a residência não lucrativa para Morar na Espanha é para você.

Mas o que é essa tal Residência não lucrativa para Morar na Espanha?

O visto de residência não lucrativa é ideal para aquelas pessoas que querem Morar legal na Espanha. Pessoas que têm recursos e meios financeiros suficientes sem necessidade de trabalhar, seja ela aposentada ou não.

Esta autorização inicialmente é concedida por um período de 1 ano para o estrangeiro e seus familiares morarem no país, tendo os mesmos direitos que um cidadão local( exceto a trabalhar).

A grande vantagem dessa residência não lucrativa está no fato que após 2 anos de residência ininterrupta, poderá solicitar a nacionalidade espanhola, que é uma grande valia.

A residência não lucrativa para Morar na Espanha, é a princípio uma residência temporária como já dito de 1 ano. Após renová-la, concederá por mais um período de 2 anos e a segunda renovação mais 2 anos. Depois disso, a residência passa a ser permanente, sendo renovada a cada 5 anos.

Requisitos para obter a residência não lucrativa para Morar na Espanha

O sucesso para conseguir de este tipo de residência está na possibilidade de provar que se possui suficientes meios financeiros para morar na Espanha durante o período da residência.

Há 2 possibilidades para provar que se conta com meios suficientes:

  • Mediante documentos que acredita que se recebe uma quantidade fixa mensal de forma permanente, ou que possa prover, por exemplo, de um fundo de pensão.
  • Outra maneira seria demonstrar através de um saldo via extrato bancário. No qual se manteve um saldo na conta durante o último ano.
  • Este saldo tem que incluir o nome do cliente e o número da conta. Ou ainda, para o solicitante principal € 2130,08 ao mês e para cada familiar dependente € 532,52 ao mês.

Outros documentos imprescindíveis para este tipo de residência são os antecedentes criminais e o certificado médico do solicitante. Também requer um Seguro médico, com uma seguradora autorizada para operar na Espanha.

Com este visto de residência não poderá ser contratado por nenhuma empresa, ao menos durante o primeiro ano. Somente autoriza a residir legalmente na Espanha.

Os membros da família da pessoa com este visto de residência poderá conseguir também cartões de residência como familiar de residente legal.

Este tipo de visto é renovável enquanto puder demostrar-se ao final da duração do mesmo, que se continua tendo meios suficientes para morar na Espanha sem trabalhar.

O dinheiro precisa estar num banco espanhol?

Não, simplesmente demonstrando que se possui meios econômicos suficientes para morar na Espanha, o dinheiro poderá estar em qualquer entidade financeira do mundo.

O que realmente é importante é que a conta esteja no nome do solicitante do visto e que seja uma entidade bancária.

Quanto dura todo esse processo?

Desde o presente momento em que se apresenta a solicitação na Embaixada ou num Consulado da Espanha no Brasil. Até que se recebe a resposta sobre o visto para viajar a Espanha o tempo médio é de um mês.

Assim que chegar na Espanha terá um prazo de 1 mês para solicitar o (NIE) Número de Identidade de Estrangeiros. O prazo para esse tipo de procedimento é de praxe 3 meses, mas ultimamente esse prazo não tem sido comprido.

O tempo total é difícil de estimar, depende de vários fatores, pode chegar até passar dos 3 meses como já dito anteriormente, infelizmente a Espanha está ficando a desejar um pouco em questão de estrangeria.

Resumindo: a residência não lucrativa para Morar na Espanha que poderia dizer que é uma espécie de investimento a médio prazo. É uma alternativa para aqueles que pretendem vender tudo no Brasil e vir totalmente legal. E tendo a oportunidade de solicitar a nacionalidade espanhola, depois de 2 anos.


Se esse artigo lhe foi útil, comente e compartilha-o.